Domingo, 08 de Dezembro de 2024
Brasil Favelas do Rio

STF inicia julgamento de ação sobre letalidade nas favelas do Rio de Janeiro

Presidente da Corte se baseou em como os tribunais dos EUA realizam seus julgamentos

13/11/2024 às 10h24
Por: Redação Feira Em Pauta Fonte: Metro1
Compartilhe:
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O julgamento da ação que aborda a questão da letalidade policial no Rio de Janeiro, intitulada ADPF das Favelas, iniciará nesta quarta-feira (13) e será realizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

O começo será com a leitura do relatório da ação, que apresenta um resumo do histórico processual, além das alegações orais das partes. A votação terá sua data definida em um momento posterior. A maneira que o julgamento deve correr foi implementada pelo ministro Luís Roberto Barris, o presidente da Corte, que se baseou na prática da Suprema Corte dos EUA. No país norte-americano, os juízes ouvem as alegações das partes antes de emitirem seus votos ao processo.

Diversos representantes de grupos pertinentes ao tema terão a oportunidade de se manifestar, incluindo a Defensoria Pública do Rio de Janeiro, partidos políticos, organizações que defendem os direitos da população negra e representantes do governo estadual.

O Supremo analisará a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) n° 635, popularmente chamada de ADPF das Favelas. O ato foi protocolado em 2019 pelo PSB e já teve como resultado as determinações da Corte para a redução da letalidade nas operações da Polícia Militar do Rio de Janeiro voltadas ao combate ao crime organizado nas comunidades da capital.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários