A Justiça Federal da Bahia condenou seis pessoas por envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos no município de Cansanção, entre 2011 e 2015. O montante desviado ultrapassa R$ 26 milhões. O ex-prefeito Ranulfo Gomes (União) é apontado como líder do grupo e já foi condenado em outros processos.
O grupo atuava por meio de um esquema que envolvia núcleos político e empresarial, com fraudes em licitações direcionadas a empresas de fachada ligadas ao prefeito e seus aliados. Recursos das áreas de educação e saúde estavam entre os alvos dos desvios.
Entre os condenados estão Gabriel Santos de Oliveira, Adriana Lima da Silva, Milton Neves de Oliveira, Azilmário Andrade, Lourival José dos Santos e Leandro Silva Moreira, todos ligados direta ou indiretamente à estrutura do ex-prefeito. Um dos réus, Edilmário Simões de Oliveira, foi absolvido por falta de provas.
O caso foi julgado na 2ª Vara Federal Criminal da Bahia e, segundo o juiz Fábio Ramiro, ficou comprovada a existência de uma organização criminosa sofisticada e permanente.