Sexta, 02 de Maio de 2025
Bahia Exoneração

Detran-BA exonera suspeitos de fraudar resultados de provas

Investigações do MP-BA indicam que a organização criminosa fraudava exames de habilitação de condutores e as vistorias de veículos

25/04/2025 às 07h00
Por: Redação Feira Em Pauta
Compartilhe:
Foto: Detran-BA
Foto: Detran-BA

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) exonerou Valdeci Marques de Souza Filho, coordenador técnico da 10ª Ciretran em Barreiras, e David William Oliveira de Santana, coordenador de Habilitação da unidade. Eles são suspeitos de envolvimento em um esquema criminoso de fraudes em exames de habilitação e emissão de documentos veiculares.

A medida foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (24), após investigações do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que apontam a existência de uma organização criminosa atuando na unidade. Os crimes investigados incluem corrupção passiva, falsidade ideológica, associação criminosa e fraude continuada.

Segundo o MP-BA, o grupo atuava de forma estruturada e contava com o apoio de instrutores de autoescolas e a suposta influência de um empresário local. As fraudes envolviam aprovação irregular em provas práticas e teóricas, além de adulterações em vistorias de veículos.

A ação faz parte da operação Fraus Omnia, que cumpriu seis mandados de busca e apreensão nos municípios de Barreiras e São Desidério na quarta-feira (23). Foram apreendidos R$ 282.950 em dinheiro, cheques, um celular, documentos e anotações.

Mesmo exonerados, Valdeci e David responderão a processos administrativos internos. O Detran-BA afirmou que a unidade segue funcionando normalmente e que outras penalidades poderão ser aplicadas conforme o avanço das investigações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários