Sexta, 09 de Janeiro de 2026
Bahia IPVA

IPVA: Confira como garantir descontos para o pagamento em 2026

Todo o processo de consulta de valores e emissão de guias pode ser realizado de forma digita

08/01/2026 às 05h34
Por: Redação Feira Em Pauta
Compartilhe:
Foto: Paula Fróes/GOVBA
Foto: Paula Fróes/GOVBA

Os proprietários de veículos registrados na Bahia já podem se organizar para o pagamento do IPVA 2026, que traz condições para quem deseja economizar. O maior benefício é destinado aos contribuintes que optarem pela quitação antecipada em cota única: até o dia 10 de fevereiro, é possível obter um desconto de 15% sobre o valor do imposto. Essa modalidade é válida para todos os veículos, independentemente do final da placa.

Para quem não conseguir realizar o pagamento em fevereiro, ainda há uma segunda oportunidade de desconto. Ao quitar o imposto no vencimento da primeira cota do parcelamento — data que varia conforme o final da placa do veículo —, o proprietário garante 8% de abatimento.

Já o parcelamento convencional pode ser feito em até cinco vezes, com as primeiras parcelas para veículos de final de placa 1 e 2 vencendo nos dias 30 e 31 de março, respectivamente. Vale ressaltar que, para optar pelo parcelamento, o valor mínimo do imposto deve ser de R$ 120,00 e o pagamento da primeira cota não pode sofrer atrasos, sob risco de perda do benefício das prestações.

O cálculo do IPVA 2026 toma como base o valor de mercado dos veículos em outubro de 2025, conforme a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). As alíquotas permanecem as mesmas dos anos anteriores: 2,5% para carros de passeio e utilitários, e 1% para motos, caminhões e ônibus.

Além do imposto, os motoristas devem ficar atentos aos débitos de licenciamento e multas de trânsito, que precisam ser quitados integralmente até a data de vencimento da quinta parcela do IPVA para que o documento do veículo seja renovado.

Todo o processo de consulta de valores e emissão de guias pode ser realizado de forma digital através do portal oficial da Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA) ou pelo aplicativo ba.gov.br, facilitando o acesso à informação e o cumprimento das obrigações fiscais sem a necessidade de deslocamento físico.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários