
O processo de matrícula para a rede estadual de ensino da Bahia começa nesta segunda-feira (12) e será realizado exclusivamente de forma on-line, por meio da plataforma ba.gov.br. O primeiro dia é destinado às Pessoas com Deficiência (PcD). O ano letivo de 2026 tem início previsto para 9 de fevereiro.
Segundo a Secretaria da Educação do Estado (SEC), a previsão é ofertar cerca de 800 mil vagas para 2026, contemplando Educação Integral, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Tecnológica e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O número pode variar conforme a demanda.
Cadastro prévio
A SEC orienta que estudantes e responsáveis façam o cadastro antecipado no ba.gov.br para agilizar a matrícula. É necessário informar CPF e data de nascimento, além de dados pessoais como endereço, telefone e e-mail, com confirmação via link enviado ao e-mail cadastrado.
Estudantes a partir de 16 anos devem realizar a matrícula com cadastro próprio. Para menores de 16, o procedimento deve ser feito pelo responsável legal.
Documentos
Para confirmar a matrícula, serão exigidos documentos de identificação do estudante e do responsável, CPF, comprovante de residência, carteira de vacinação, documentos escolares, autorizações exigidas pela rede e, quando necessário, laudo médico para PcD.
Cronograma
12/01 – Matrícula para Pessoas com Deficiência (PcD)
13/01 – Transferência de estudantes da rede estadual
14/01 – Matrícula de concluintes do 5º e 9º anos da rede municipal
16/01 – Matrícula nova para o Ensino Fundamental
19 e 20/01 – Matrícula nova para o Ensino Médio
Como se matricular
O interessado deve acessar www.ba.gov.br ou o aplicativo do portal, fazer login ou criar conta, buscar pelo serviço "Matrícula Escolar", preencher os dados do estudante e escolher a escola conforme a disponibilidade de vagas. Ao final, o sistema gera um protocolo, que deve ser salvo ou impresso como comprovante.
renovar CNH Governo começa a renovar CNH para 'bons condutores' de forma automática e gratuita
Denucnias Bahia registra 31 mil denúncias de violações de direitos humanos 2025;
Síndrome Respiratór Boletim aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Grave