
O Governo Federal oficializou na última quinta-feira (29.02) a candidatura do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, localizado no litoral do extremo-sul da Bahia, ao título de Patrimônio Mundial Natural da Unesco. O dossiê de candidatura foi entregue à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, visando o reconhecimento do local como área de valor excepcional para a humanidade.
A análise técnica será conduzida por órgãos consultivos da entidade internacional, com a decisão final prevista para ser anunciada em julho de 2027.
Berçário das jubartes
Fundado em 1983, Abrolhos foi a primeira unidade de conservação marinha do Brasil. O arquipélago integra o maior complexo de recifes de corais do Atlântico Sul e é famoso pelos chapeirões, formações de corais exclusivas da região que se desenvolveram ao longo dos últimos 8 mil anos.
Além da geologia singular, o parque é o principal berçário de baleias-jubarte no país. As baleias migram da Antártida em busca das águas quentes e protegidas do estado da Bahia para os processos de reprodução e amamentação dos filhotes.
Articulação governamental
Segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a proposta fortalece a imagem do Brasil no cenário de conservação ambiental. “A candidatura reafirma compromissos com a proteção de áreas vitais para espécies migratórias”, afirmou o secretário-executivo do MMA, João Paulo Capobianco.
Para a ministra Marina Silva, o reconhecimento internacional de Abrolhos posicionaria os ecossistemas marinhos brasileiros em um patamar de relevância global compatível com sua biodiversidade. Atualmente, o Brasil possui 32 locais reconhecidos pela Unesco, incluindo os recentes Lençóis Maranhenses e o Cânion do Peruaçu.
A articulação para o título envolveu o trabalho conjunto entre ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) com apoio técnico da ONG WWF-Brasil e do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).
Balança comercial Balança comercial registra superávit de US$ 4,3 bi e tem segundo melhor janeiro da história
Invasão Homem morre após invadir casa de prefeita na cidade de Mundo Novo, interior da Bahia
Carnaval 2026 Governo da Bahia anuncia atrações gratuitas para o Carnaval 2026
Forja Clandestina Operação Forja Clandestina desarticula esquema de fabricação ilegal de armas na Bahia
tráfico internaciona Polícia Federal desvenda esquema de tráfico internacional de drogas no Porto de Salvador
IPVA 2026 Motoristas baianos têm até semana que vem para garantir 15% de desconto no IPVA 2026; saiba como pagar