A observação do último eclipse da Lua deste ano, entre a noite desta terça-feira (17) e a madrugada de quarta (18), pode ser atrapalhada devido às condições climáticas. Nos últimos dias, a poluição já tem provocado a alteração da cor do Sol e da Lua, deixando-os em tons avermelhados.
Um eclipse parcial da Lua ocorre quando apenas uma parte dela passa pela sombra escura da Terra. Neste caso, está previsto que cubra 3,5% da área total da Lua, em fase umbral. Os outros 96,5% estarão em fase penumbral, uma sombra mais clara. O Observatório Nacional fará a transmissão ao vivo do eclipse em seu canal no Youtube.
Na capital paulista, a previsão do tempo indica muita nebulosidade após um período de chuva no domingo (15) e na segunda-feira (16). Já no interior do estado, além de outras regiões do país, o problema para a visibilidade é o acúmulo de fumaça dos incêndios florestais.
De acordo com especialistas, não é preciso nenhum equipamento especial para observação. O próximo eclipse lunar total, em que a Lua entra totalmente na umbra, só poderá ser admirado do território brasileiro em 14 de março de 2025.