Quarta, 07 de Maio de 2025
Brasil Clima

2024 deve ser registrado como ano mais quente na história da Terra, segundo observatório europeu

Com a previsão de dezembro não amenizar a situação, 2024 deve ser o ano mais quente desde o período pré-industrial

09/12/2024 às 09h42
Por: Redação Feira Em Pauta Fonte: Metro1
Compartilhe:
Foto: Freepik
Foto: Freepik

O ano de 2024 provavelmente será registrado como o mais quente da história da Terra, de acordo com o centro europeu Copernicus, que confirmou a informação nesta segunda-feira (9).

Novembro de 2024 foi o 16º mês em 17 consecutivos com a temperatura média global acima de 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais, limite considerado crítico pelos especialistas. Com a previsão de dezembro não amenizar a situação, 2024 deve ser o ano mais quente desde o período pré-industrial. No entanto, essa temperatura limite ainda não é definitiva, sendo necessário que se repita por vários anos.

No Brasil, o calor extremo causou a pior seca da história recente, afetando milhões, especialmente no Norte. A expectativa era de que as chuvas de outubro aliviassem a situação, mas chegaram com atraso e abaixo da média.

Em novembro, cerca de 400 cidades enfrentavam seca extrema, e a previsão para dezembro é que o número chegue a 1,6 mil, afetando todas as regiões do país.O aumento das temperaturas também intensifica eventos climáticos extremos. Chuvas fortes, como as no Rio Grande do Sul, são mais intensas devido ao maior vapor d'água na atmosfera.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários